Quando alguém fica doente, uma das primeiras coisas que pensamos é em oferecer uma sopinha para a pessoa melhorar. Além de ser leve e quentinha, é uma refeição fácil de ser ingerida pela pessoa adoentada. No caso dos nossos pets não é muito diferente. Cachorros e gatos debilitados ou inapetentes podem se beneficiar do consumo de um bom caldo de ossos.
Feito a partir do cozimento longo de partes de frango, peixes ou carnes bovinas com ossos, esse tipo de caldo é muito nutritivo e, por isso, muitos tutores também oferecem para cães e gatos saudáveis como petisco ou atrativo sobre as refeições de pets mais seletivos e até para cozinhar os alimentos de pets que precisam de um reforço de nutrientes.
Pensando nisso, decidimos trazer tudo que você precisa saber sobre caldo de ossos, assim como seus benefícios, indicações e a receita de como fazer. Em casos do cachorro não querer comer, o caldo de ossos pode ser uma boa, mas lembre-se de sempre consultar o seu veterinário de confiança, para garantir que a saúde do seu pet esteja em dia.
Quais são os benefícios do caldo de ossos?
O caldo de ossos tem efeitos anti-inflamatórios comprovados cientificamente, ajudando a reduzir dores e desconfortos. Ele é capaz de nutrir e reparar a mucosa gastrointestinal inflamada, além de ser rico em minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio, aminoácidos como glicina e prolina, colágeno e muitos outros nutrientes. Com ele, pode-se proteger todo o trato digestivo e ainda prevenir dores e inflamações.
Esse caldo também é denso em glicina, molécula benéfica às articulações e ossos, pele, coração, sistema digestivo e que ainda ajuda o fígado na desintoxicação do organismo. Ele também auxilia na capacidade digestiva, pois otimiza o aproveitamento dos nutrientes, além de hidratar, devido à grande presença de sais minerais em sua composição.
E além de todos esses benefícios, o caldo de ossos costuma ser irresistível, até mesmo para os doguinhos mais seletivos e que não aceitam todos os tipos de alimentos. Experimente servir um prato de caldo de ossos morninho, é muito difícil seu cachorro resistir ao cheirinho delicioso.
Quando ele pode ser oferecido ao pet?
Para os cães e gatos saudáveis, o caldo de ossos pode ser oferecido de 2 a 3 vezes por semana como um petisco ou um agrado sobre a alimentação do pet. Já no caso de animais doentes ou debilitados, o caldo é muito eficiente para ajudar pets nessas condições a se alimentarem. Ele também pode ser oferecido como cães no pós-cirúrgico, em internação, se recuperando de forma geral.
No caso de cães com muitos episódios de diarreia e vômitos, o veterinário pode indicar um jejum de sólidos para descanso do tubo digestório. Nesses casos, o caldo de ossos pode ser oferecido como alimentação líquida, que vai nutrir e manter o cachorro bem enquanto não consome sólidos. Mas lembre-se de sempre consultar o seu veterinário!
Para cães e gatos pequenos (até 10kg), indica-se oferecer de 50 a 100 ml por vez, 2-4 vezes ao dia. Já para os de porte médio (de 10 a 25kg), indica-se oferecer 100 a 200 ml por vez, 2-4 vezes ao dia, No caso dos cães de porte grande e gigante (mais de 25kg), indica-se oferecer de 200 a 300 ml por vez, 2-4 vezes ao dia.
Como fazer caldo de ossos para cachorro?
Existem muitas receitas diferentes de caldo caseiro. Para fazer caldo de ossos de frango em grande quantidade, você vai precisar de um frango inteiro, contendo ossos e carnes. Coloque-o dentro de uma panela grande. Adicione uma colher de chá de vinagre de maçã, pois ele favorece a transferência dos minerais dos ossos para a água.
Acenda o fogo e deixe cozinhar. Não utilize panela de pressão, pois para fazer caldo de ossos, precisamos de um cozimento bem lento, por um período entre 6 e 24 horas. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível e deixe cozinhar mais. Depois de 6 horas cozinhando, o caldo já pode ser servido, mas se possível deixe mais tempo. Você também pode remover a espuma e gordura que subir, utilizando uma escumadeira.
Depois de terminar o cozimento do caldo de ossos, deixe amornar e retire as carnes e ossos que sobraram na panela, pois será oferecido apenas o caldo para o cachorro. Os ossos devem ser descartados, já a carne pode ser reservada para ser utilizada futuramente como desejar. Coe o caldo e depois armazene em recipientes. Na geladeira, ele dura 3 dias e no freezer, 3 meses.
Você já ofereceu caldo de ossos para seu cachorro?
O caldo de ossos é sem dúvida uma opção muito nutritiva e saudável para ser oferecida a cachorros e gatos saudáveis ou debilitados. Mas vale lembrar que nenhum alimento substitui a necessidade de levar o seu pet ao veterinário em caso de episódios de vômitos, diarreias, muito tempo sem comer ou outros possíveis problemas de saúde.
De qualquer forma, é sempre bom ter algumas porções de caldo de ossos em casa, mesmo que seja para oferecer como petiscos ou para agradar, dando um sabor a mais na ração ou alimentação do seu animalzinho. Se você já ofereceu caldo de ossos para seu pet, deixe aqui nos comentários como foi a sua experiência. Nós queremos muito saber! E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para mais dicas para seus pets.