Como levar o cachorro no carro com segurança?

Quando decidimos passear ou viajar com cachorro é normal que surjam algumas dúvidas sobre o que é ou não permitido e como fazer o passeio do cão ser seguro e confortável. A boa notícia é que não há problemas em transportar animais no carro, mas existem algumas regras de trânsito e recomendações de segurança para o bem-estar do animal.

Em primeiro lugar é importante saber que os cachorros precisam estar totalmente dentro do automóvel. Então não é permitido que o cachorro fique para fora da janela, por exemplo. Além disso, é necessário que ele seja transportado no banco de trás. Isso porque levá-lo no banco da frente é sujeito à multa e pode ser perigoso em casos de acidentes.

Pensando nesse assunto, nós trouxemos três formas de você transportar o seu cachorro no carro de forma segura e tranquila para ele. Vamos incluir também algumas dicas de como melhorar a adaptação do seu pet a cada uma das maneiras de transporte. Depois de ler nosso artigo, comente qual das maneiras você prefere utilizar com o seu cachorro.

Cinto de segurança para cachorro

Uma boa opção para levar o seu cachorro de carro é utilizar o cinto de segurança pet. Ele é como uma guia que, de um lado prende na trava de cinto do carro e do outro no peitoral do cachorro. Nesse caso, o pet precisa estar vestindo peitoral para que seja possível prender no cinto.

Nesse método, o cachorro vai sentado diretamente no banco do carro, assim como uma pessoa. Você pode regular o tamanho do cinto de segurança para seu cachorro não cair do banco em curvas e freadas bruscas. Esse não é o método mais seguro de todos, mas pode ser muito prático, já que basta prender o cinto no peitoral do cão.

Atente-se se o seu cachorro se sente confortável com esse método, pois alguns cachorros ainda ficam muito inseguros com a movimentação do carro. Se for transportar mais de um cachorro, também pode acontecer de eles ficarem brincando ou brigando, por estarem quase soltos no banco. Por isso é importante sempre avaliar qual é a melhor opção no seu caso.

Caixa ou bolsa de transporte

A caixa de transporte é o método mais seguro para transportar seu cachorro no carro. Isso porque o pet vai dentro da caixa fechada e a caixa pode ser presa pelo próprio cinto de segurança do carro, evitando que ela deslize e caia em freadas, curvas e até acidentes. Para isso é importante que a caixa tenha alguma alça ou parte que possa ser presa no cinto.

Uma variação da caixa de transporte é a bolsa de transporte. Ela é como uma caixa mas feita de pano, ao invés do plástico. Assim como a caixa, é muito importante ter como prender a bolsa no carro, para que seu cachorro fique ainda mais seguro. Entre as duas opções, eu indicaria mais a caixa de transporte, mas vale a pena testar com seu cachorro e ver o que funciona melhor.

Para que o seu cachorro tenha uma experiência positiva com a caixa ou bolsa de transporte é importante adaptá-lo ao uso desse produto. Tente associar coisas boas ao uso da caixa, como por exemplo, fornecer brinquedos recheados dentro dela. Você também pode oferecer a alimentação do cachorro na caixa, assim como mordedores e outras coisas que ele goste. Nunca force seu cachorro a entrar na caixa.

Cadeirinha para cachorro

Uma opção que se encaixa entre a caixa de transporte e o cinto de segurança pet é a cadeirinha pet para carro. Essa cadeirinha é presa diretamente no banco do carro e o cachorro vai dentro dela, como uma cesta. Dentro da cadeirinha, tem um cinto de segurança que é preso ao peitoral do cachorro, garantindo a segurança.

Nesse método, o cachorro não fica solto no banco, com risco de cair ou ficar de um lado para o outro. Ele também não fica totalmente preso, pois consegue olhar por cima da cadeirinha e ver as coisas pela janela (do lado de dentro, claro). Para alguns cachorros essa pode ser a melhor opção, mas é sempre bom avaliar o seu caso.

Assim como na caixa, é importante adaptar seu cachorro ao uso da cadeirinha, sempre associando o produto a coisas positivas, como alimento, brinquedos e outras coisas que o seu cachorro goste. Um detalhe sobre a cadeirinha é que ela é mais indicada para cachorros pequenos e médios, já que dificilmente terá modelos que atendam os cachorros grandes e gigantes. Nesses casos, o cinto pet pode ser a melhor opção.

Como você transporta seu cachorro?

Entre todas essas opções, vale sempre a pena pensar na forma em que seu cachorro se adapta melhor. Afinal, tudo isso é visando a segurança e o bem-estar do cão. No seu caso, como é feito o transporte do seu cachorro no carro? Se lembrar de mais alguma opção que esquecemos, deixe aqui nos comentários.

Você já colocou em prática alguma das dicas que falamos nesse post? Se sim, deixe nos comentários como foi a sua experiência. E se quiser acompanhar o dia-a-dia da Kiara e da Khaleesi, nos siga nas redes sociais. Te esperamos por lá!

Mais Lidas

Kethillin Motta
Mãe de duas lulus, adora compartilhar tudo que aprende no dia-a-dia com elas. 24 anos, também escreve no Entreter-se.

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui