Uma das reclamações mais comuns dos tutores é de que seus cachorros não querem mais comer. Eles ignoram o alimento e simplesmente não comem durante horas ou até mesmo dias. Nós sabemos que ficar sem comer não é bom para a saúde do cão e, por isso, essa situação deixa muitos tutores desesperados, trocando o tipo do alimento várias vezes e nem sempre tendo sucesso.
Quando os cachorros decidem não comer, significa que estão ficando mais seletivos com o alimento. Essa seletividade pode ter vários motivos e é sobre isso que vamos explicar nesse artigo. Antes de tomar uma atitude, trocar a ração, forçar o cão a comer, entre outras coisas, é importante descobrir o que pode estar causando esse problema. Dessa forma, podemos tratar o problema, evitando criar mais outros.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são apenas os cães que comem ração que se tornam seletivos, enjoando do alimento e parando de comer. Cachorros podem ignorar também a alimentação natural (AN), dieta mista e outros tipos de alimentação, a depender do motivo que o leva a agir desta maneira. A seguir, vamos entender o que podemos fazer para ajudar um cão que não quer mais comer.
Ter uma rotina alimentar é muito importante
Os cães se adaptam facilmente às rotinas e não é diferente com a alimentação. É importante criar uma rotina alimentar, com horários específicos para servir a comida do seu cachorro. Deixar a comida à vontade é muito prejudicial, pois para alguns cães o alimento perde o valor por estar sempre disponível; enquanto outros vão comer demais e ter sobrepeso.
Defina horários para servir a comida do seu cachorro, sendo recomendado duas vezes por dia para adultos e três vezes ao dia para filhotes. Sirva e espere um tempo, se ele não comer, retire o alimento e sirva no horário da próxima refeição. Você pode ir testando os horários para descobrir quando o seu cachorro gosta mais de comer. Alguns cachorros preferem comer pela manhã, outros têm mais apetite na hora do almoço ou à noite. Vale a pena testar.
Muitas pessoas pensam que não tem problema em deixar a ração seca à vontade e que ela não estraga. Mas a verdade é que quando os grãos de ração ficam por horas em contato com o ar, eles perdem sua palatabilidade, textura, crocância e ainda podem atrair insetos e gerar a proliferação de bactérias que podem prejudicar a saúde do cachorro. Por isso, não deixe a comida do seu cão à vontade.
Reduza os petiscos e alimentos extras
Outra causa comum para a perda do apetite dos cães é oferecer petiscos demais. Em cães em fase de adestramento, é comum oferecermos petiscos como recompensa, mas essa prática pode acabar saciando a fome do cachorro, fazendo com que ele deixe a comida de lado. Se esse for o seu caso, recomendamos parar a oferta de petiscos até que o cachorro coma o alimento e, depois disso, preferir fazer as sessões de treino depois das refeições.
Se você fizer os treinos em casa, uma opção bacana é oferecer pequenos cubinhos de gelo como petisco de recompensa. Pode parecer sem graça, mas nós já testamos e nossas cachorras adoram. O gelo ser feito apenas de água, por isso mesmo consumindo muitos petiscos de gelo, o cachorro não perde o apetite. Você pode utilizar uma forma de mini gelos para fazer esse “petisco”.
Além dos petiscos, é importante retirar da rotina do cachorro os alimentos para humanos. Nada de oferecer a sua comida para o seu cachorro. Além de fazer muito mal a ele por possuir temperos e ingredientes que os cães não toleram bem, oferecer nossos alimentos pode fazer com que o cão ache a comida dele sem graça e só queira comer a sua. Mesmo a AN não é a mesma coisa que a nossa comida e o cão pode rejeitar.
Investigue problemas de saúde
Não podemos ignorar a possibilidade do cachorro não estar comendo devido a algum problema de saúde, que pode estar o fazendo sentir dor, por exemplo. Se você testar a rotina alimentar e mesmo assim seu cachorro não comer de forma alguma, procure um veterinário e busque saber se está tudo bem com a saúde do seu pet. Um cachorro com saúde estável e boa rotina vai comer normalmente.
Algumas doenças como gastrite, duodenite, dor na coluna e nas articulações, doença renal, constipação, hipoadrenocorticismo, dor e incômodo nos dentes, cólica por gases, anemia e doença do carrapato podem ser o motivo para o cão ter perdido o interesse pela comida. Mas claro que apenas o diagnóstico de um médico veterinário poderá afirmar se o seu cachorro tem algum desses problemas.
Uma dica de ouro é sempre observar o seu cachorro. Conheça os seus hábitos, inclusive na hora de comer. Dessa forma vai ser mais fácil identificar quando o cachorro estiver agindo estranho e possivelmente estiver sentindo algum desconforto, por isso, fique sempre atento aos sintomas que o seu doguinho pode demonstrar.
Outras opções que podem ajudar
Se você testar todas as dicas acima e ainda assim achar que o seu cachorro enjoou da ração, trocar de marca e sabor é também uma opção. Nesse caso, recomendamos sempre uma ração super premium. Outra opção é testar uma dieta mista (mix feeding). Você pode misturar a ração seca com patê ou sachê de ração úmida e até mesmo com alimentos frescos.
Mas lembre-se de antes consultar um veterinário nutricionista, para saber as quantidades adequadas e evitar que o seu cachorro tenha sobrepeso, um problema grave para os cães. Depois nos conte nos comentários se testou nossas dicas e se deu certo para você. Você também pode acompanhar o nosso dia-a-dia em nossas redes sociais e ficar por dentro das melhores dicas rápidas para o seu pet. Nos vemos por lá!