Banho em casa ou no pet shop: qual é melhor?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é melhor: dar banho no cachorro em casa ou levar em um pet shop. Antigamente era muito comum as famílias cuidarem da higiene de seus cachorros em casa mesmo, principalmente nas cidades menores. Levar até um pet shop era mais comum em casos de tosas (porque as pessoas não podiam fazer em casa) ou em outros casos muito específicos.

Hoje em dia é muito comum encontrar variedades de pet shops que oferecem o serviço de banho e tosa e com a correria do trabalho, essa aparenta ser uma ótima opção para muitas pessoas. Entretanto, a pandemia nos fez conviver ainda mais com nossos bichinhos e, com o isolamento, muitos passaram a dar banho em casa. Agora com a situação mais tranquila fica a questão: banho em casa ou no pet shop?

Pensando nessa dúvida tão comum, separamos alguns pontos importantes para você analisar antes de decidir se é melhor dar banho no seu cachorro em casa ou levá-lo a um pet shop. Mas vale lembrar que não existe uma resposta certa, cada cachorro é um cachorro e cada família é uma família. Cabe a cada um de nós avaliarmos o que se encaixa melhor para nós.

As principais diferenças entre o banho em casa e no petshop

A principal diferença entre dar banho em casa e no pet shop está na dedicação do tutor. Será necessário pensar em alguns pontos para realizar os banhos em casa, como: o local, tempo gasto, aprender as técnicas e investir em bons produtos. Para dar banhos em casa será necessário disciplina e dedicação, assim você poderá oferecer uma boa experiência para o cachorro.

O banho em pet shop é muito mais tranquilo para o tutor, afinal basta pagar e o serviço será feito, você não terá que se preocupar com nada do que comentamos antes. Entretanto, é muito comum os cachorros não terem boas experiências em pet shops. O transporte, a correria do banho e da secagem, ficar um tempo em gaiolas, a proximidade com muitos cães agitados e o barulho excessivo dos equipamentos pode estressar muito os cachorros.

Claro que tudo isso não é regra para todos os pet shops. Existem sim excelentes estabelecimentos com equipes especializadas e que prezam pelo bem-estar dos animais e oferecem banhos e procedimentos low stress, ou seja, que minimizam o desconforto dos cachorros durante todo o processo. Encontrar um pet shop com essa abordagem pode ser uma tarefa difícil em algumas cidades, e mais custoso também.

A importância de encontrar um bom pet shop

Na hora de procurar por um bom pet shop, não adianta ter pressa. Pesquise muito, visite locais, converse com os funcionários e se decidir levar seu cachorro, peça para acompanhar o primeiro banho. Assim você poderá ver e entender como é realizado o processo e garantir que seu cachorro esteja em boas mãos. Fique atento aos detalhes para entender se o pet shop realmente atende aos requisitos que você procura.

Pet shops com o conceito low stress possuem sempre uma equipe preparada e que amam atender aos animais, por isso fique atento à forma como seu bichinho é tratado ao chegar no banho e tosa. Se o lugar agendar muitos cachorros no mesmo horário e não tiver estrutura para atender a todos, saiba que os cachorros ficarão esperando mais tempo e o processo tende a ser mais corrido, o que não combina com o conceito low stress.

Desconfie de preços muito baixos. Promoções podem existir sim, mas preços muito abaixo da média do mercado sempre pode refletir o uso de produtos de segunda linha ou a ideia de atender cachorros em massa para “compensar” o baixo custo. Esse atendimento em massa geralmente gera muito estresse nos bichinhos. Analise bem esses tópicos antes de escolher um pet shop e não vai se arrepender.

Como começar a dar banho em casa?

O banho em casa pode ser ótimo para oferecer uma experiência low stress para o cachorro. Primeiro porque ele conhece muito bem o tutor e confia nele, além disso o cachorro está em casa, seu lugar seguro, o que já facilita as coisas. Sem a pressa da “linha de produção” de um negócio, você pode ir fazendo os procedimentos no tempo do cachorro, melhorando ainda mais esse momento. Mas nem tudo são flores, dar banho em casa pode ser um desafio.

A primeira questão a ser pensada é no tempo e no espaço. Para dar banho em casa, é necessário reservar um lugar apropriado para o banho e um tempo para realizá-lo. O local pode ser o próprio banheiro, basta que seja limpo, espaçoso o suficiente para o cachorro se acomodar, tenha água aquecida e um local para a secagem do cão. É importante também reservar tempo para o banho, pois o processo pode ser demorado dependendo do cachorro.

Será necessário aprender a dar banho e a fazer as manutenções básicas do cão, como corte de unha, aparar pelos, limpeza dos olhos, etc. O mais recomendado é fazer um curso para ter segurança em todos esses procedimentos. Depois, será necessário um investimento em produtos, desde shampoos, condicionadores até secador, toalhas, escovas, etc. Apesar do banho ser em casa, ele precisa ser completo!

O que é melhor para o seu cachorro?

A verdade é que o melhor tipo de banho depende do cachorro e do tutor. Alguns cães se dão muito bem com a experiência em pet shop. Já outros sofrem mais com isso e o banho em casa pode ser algo realmente melhor. É importante também que o tutor esteja determinado a dar banho em casa para funcionar. Se não houver tempo e dedicação, é melhor levar em um bom pet shop.

Aqui, Kiara e Khaleesi tomam banho em casa e tem sido uma experiência muito boa para nós. Tentamos fazer o momento do banho o mais relaxante possível para elas e temos tido bons resultados. Como é em seu caso, os banhos são em casa ou no pet shop? Deixe seu comentário! E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais do nosso dia-a-dia e aprender mais dicas para o seu cachorro.

Mais Lidas

Kethillin Motta
Mãe de duas lulus, adora compartilhar tudo que aprende no dia-a-dia com elas. 24 anos, também escreve no Entreter-se.

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui