Como gastar energia do cachorro sem passear?

Os passeios são de grande importância para os cachorros, pois os passeios podem ajudar na melhora na qualidade de vida do seu cão. Durante o passeio, o cachorro realiza atividade física, estimula a mente, relaxando e acalmando o pet, além de praticar a socialização do cachorro. Os instintos como o faro também são estimulados durante o passeio e tudo isso aumenta a sua qualidade de vida.

Entretanto, sabemos que às vezes não é possível levar o cachorro para passear todos os dias. Existem cachorros, inclusive, que por questões de saúde não podem passear. Nesses casos, como podemos ajudar o cachorro a gastar energia e ter os benefícios do passeio sem sair de casa? A boa notícia é que existem práticas que você pode fazer para estimular seu cachorro e gastar energia dentro de casa.

Mas vale lembrar que o passeio deve ser sempre a primeira opção para cachorros saudáveis. Mesmo assim, essas técnicas e atividades que vamos ensinar podem ter ajudar nos dias de chuva, de muito trabalho ou em que não foi possível passear com seu cachorro. Assim, ele não ficará entediado e nem vai acumular muita energia, o que pode gerar outros problemas.

Aposte em atividades interativas

Se o seu cachorro não passeia muito, aposte em atividades interativas, pois dessa forma ele irá se concentrar nas atividades e gastar energia física e mental para realizá-las. Os cachorros são bichinhos muito curiosos, experimente oferecer um comedouro interativo, por exemplo, no qual ele terá que procurar o alimento e isso vai levar bastante tempo, estimulando o pensamento e os instintos do cachorro.

No mercado existem boas opções como o labirinto, ótimo para alimentação natural ou patês, inclusive congelados, para prolongar ainda mais a brincadeira. Existem também a pet ball, uma bolinha que armazena a ração ou petisco e vai liberando conforme o cachorro empurra a bolinha. Existem também os tapetes de enriquecimento ambiental, que são tapetes com espaços para esconder petiscos para o cachorro procurar, esses também são ótimos.

Seguindo essa mesma ideia de esconder alimentos, existem variados produtos no mercado que podem ser uma boa para você. Desde pelúcias até comedouros com obstáculos, são muitas opções para o seu cachorro. Uma opção gratuita e que é possível fazer em casa é esconder petiscos dentro do rolinho do papel higiênico (depois que acabar o papel). Essa opção vale para os doguinhos que não comem o rolinho, é claro.

Alguns minutos de treinamento vai ajudar

Uma excelente opção para gastar energia física e mental do seu cachorro é fazer treinamentos em casa. Escolha um petisco bem gostoso e saudável para ele e dedique alguns minutos do dia para praticar comandos simples como o senta, patinha, deita, gira. Esses comandos vão auxiliar seu cachorro a praticar a paciência, autocontrole, diminuir a ansiedade e ainda gasta bastante energia, pois eles ficam muito focados nessas atividades.

Um treino muito legal para fazer em casa é criar um circuito para seu cachorro percorrer, através de obstáculos que podem ser móveis da casa, objetos do cachorro, qualquer coisa! E claro, sempre que ele termina o circuito ganha um petisco. Para iniciar, você vai precisar ensinar o caminho do circuito, chamando seu cachorro e mostrando o petisco. No começo ele vai seguir o petisco, mas logo já vai ter entendido a brincadeira.

Fazer pequenas sessões de treinamento exige muita atenção e foco dos cachorros. Essa prática não só gasta a energia física do pet como também a energia mental. Por isso, é normal depois de uma sessão de treino os cachorros ficarem bem relaxados e até dormirem. Teste fazer essas sessões em casa, mesmo que sejam curtas já vão fazer muita diferença no dia-a-dia do seu cão.

Estimule seu cachorro a brincar em casa

Para cansar seu cachorro nada melhor do que brincar. Experimente dedicar um tempo todos os dias para brincar com ele e com certeza terá bons resultados. Quando o objetivo é gastar energia, opte por atividades que vão exigir muito foco e atenção do cachorro ou em atividades que exijam corrida e gasto de energia físico. Se a sua casa tiver um corredor ou um quintal, experimente jogar bolinhas e pedir para o cachorro trazer de volta, eles amam essa brincadeira.

Uma ótima brincadeira é o cabo de guerra, a maioria dos cachorros amam. Para isso, você vai precisar de um brinquedo de corda, a ideia é o cachorro pegar em uma ponta e você em outra e ambos puxarem. Atente-se apenas na força da puxada, para não machucar o cachorro, e se divirtam. Ah, e depois que acabar a brincadeira é melhor guardar o brinquedo, pois brinquedos de corda não são bons para ficar à disposição o tempo todo.

Praticar essas brincadeiras com seu cachorro em casa vai melhorar também o relacionamento de vocês. Com o tempo, seu cachorro vai te procurar mais para brincar, mostrando como eles amam esse tipo de atenção. Você também pode ir testando outros tipos de brincadeiras e treinos e descobrir quais servem melhor para você e seu cachorro, lembrando que cada cachorro é único e tem suas preferências na hora de brincar.

A importância do seu cachorro gastar energia

Gastar energia do seu pet é essencial. Quando os cachorros ficam muito tempo parados e sem nenhum tipo de estímulo, podem apresentar sintomas de ansiedade e estresse, que podem desenvolver comportamentos ruins, como coceira excessiva, apatia, automutilação, inclusive o hábito de roer e destruir coisas inadequadas como chinelos e móveis, até mesmo pode gerar aumento de peso.

Você já tentou gastar energia do seu cachorro em casa? Se ainda não, experimente as atividades que sugerimos e depois nos conte como foi o seu resultado nos comentários, queremos muito ouvir você! E se você quiser saber mais sobre dicas para o cuidado do seu pet, leia outras matérias do nosso site e nos acompanhe nas redes sociais também.

Mais Lidas

Kethillin Motta
Mãe de duas lulus, adora compartilhar tudo que aprende no dia-a-dia com elas. 24 anos, também escreve no Entreter-se.

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui