Com as altas temperaturas no verão aqui no Brasil, é comum que muitas pessoas se perguntem se os pets também precisam de protetor solar, principalmente na ocasião de irem à praia com seus humanos. Se eles realmente precisam usar protetor solar, por que muita gente ainda não utiliza o produto e quais são os riscos possíveis e os cuidados necessários? Nesse artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre protetor solar para cães.
A resposta é sim, cachorros precisam usar protetor solar. Raios UVA e UVB podem ser tão perigosos para cachorros e gatos quanto para nós, por isso devemos protegê-los. Em especial algumas raças que possuem a pele sensível ou pets de pelagem branca ou clara, que apresentam baixa quantidade de melanina (pigmento protetor natural da pele). Por isso, esses cães são mais vulneráveis à exposição excessiva do sol.
A pelagem protege os cães?
A pelagem dos cachorros serve como uma camada de proteção natural contra o calor, mantendo a temperatura interna ideal, e também impede a penetração excessiva dos raios. Ainda assim, áreas descobertas – sem pelos -, como focinho, barriga, ponta das orelhas e patas são os locais sensíveis e que podem sofrer com queimaduras.
Já os cachorros pelados, ou seja, cães que por característica da raça não possuem pelos, o cuidado deve ser redobrado, pois eles são muito mais vulneráveis ao câncer de pele.
Qual protetor solar usar em cães?
O protetor solar para os cachorros e gatos precisa ser um de uso veterinário. Muita gente se pergunta se pode usar protetor solar de humanos em cachorros e a resposta é não! O protetor solar para humanos nunca deve ser utilizado em seu cachorro. O ideal é que o animal use somente o protetor solar veterinário: ele tem os componentes específicos, para que o pet não tenha nenhum problema alérgico ou tóxico.
A composição dos protetores solares para humanos é muito diferente dos feitos exclusivamente para animais, que são menos irritantes e possuem composição que pode minimizar os problemas ao ser ingerido, algo que os cães vão tentar fazer. Existem muitas marcas de protetor solar para cães disponíveis no mercado, como por exemplo: Docg, Pet Smack, Pet Society, entre outras. O protetor da Docg, por exemplo, possui opções coloridas para seu pet ficar estiloso e protegido ao mesmo tempo.
Como aplicar o protetor solar?
Aplique uma pequena camada de protetor nas áreas sensíveis e espalhe bem. O ideal é que a aplicação seja feita pelo menos 15 minutos antes do passeio em um dia ensolarado. O indicado é realizar a reaplicação do produto a cada duas horas durante a exposição solar. No caso de cachorros e gatos de pelos claros e brancos, é indicado a aplicação diária, sempre que o cachorro for ser exposto ao sol, independente de estar ou não em um passeio específico, como a praia.
Vai à praia? Confira dicas para levar seu cachorro para a praia em segurança!
Cuidados extras para proteger seu pet do calor
Fique sempre atento ao seu pet quando estiver em locais muito quentes. Sempre que possível, evite a exposição solar entre as 10h e 16h. Passeios no início da manhã ou no final da tarde são sempre mais indicados para não queimar as patinhas do seu pet e também não expô-lo ao calor excessivo.
Nos passeios, prefira locais com grama e árvores, como parques. Esses locais são mais frescos para os cães, mesmo que em altas temperaturas. Ainda assim, no caso de ir à praia com seu cachorro, todo cuidado é importante. E por último, mas nem um pouco menos importante, leve sempre muita água para seu cachorro poder se hidratar durante o passeio e também para molhar as patinhas, se necessário.
O que achou? Deixe seu comentário!