Como manter a limpeza dos dentes dos cachorros?

Cuidar de um cachorro vai muito além dos cuidados básicos com alimentação, passeio e necessidades. É muito importante sempre pensarmos na saúde do nosso companheiro e um dos fatores geralmente negligenciados é a saúde oral dos cachorros, ou seja, o estado em que estão os seus dentes e gengivas. A boca do nosso cão precisa da nossa atenção.

Manter uma boa higiene bucal do nosso cachorro é tão importante quanto as idas frequentes ao veterinário. Muitas pessoas ainda não sabem, mas a falta de cuidados com a higiene bucal pode trazer diversos problemas e doenças para o nosso cachorro. O ideal é que o tutor preste atenção nos cuidados com a saúde oral dos cães desde cedo, mas nunca é tarde para começar.

Para você que quer descobrir maneiras de manter os dentes do seu cachorro limpos e saudáveis, pensamos em trazer algumas dicas de pequenos cuidados que você pode começar a fazer hoje mesmo para garantir uma qualidade de vida melhor para o seu amigo de quatro patas.

Escovação frequente

A primeira recomendação é sempre a escovação frequente dos dentes do seu cachorro. Se possível, escovar diariamente. Para muitos tutores, escovar os dentes do seu cão é um enorme desafio, pois muitos cachorros não gostam desse processo e por isso precisam ser dessensibilizados para que tenham uma boa experiência com a escovação. Busque ajuda de um adestrador positivo para que o seu cão tolere melhor a escovação dos dentes.

Se você nunca escovou os dentes do seu cachorro, não é tarde demais para começar. Primeiro, você vai precisar de um bom kit de escova e pasta de dente próprios para cachorro. Lembre-se de nunca utilizar produtos para uso humano, pois fazem mal ao cachorro. No começo, coloque um pouco de pasta no dedo e deixe o cão lamber. Depois você pode progredir para passar o dedo nos dentes do cão, até ele se acostumar.

Não tem idade mínima para escovar os dentes do seu cachorro. Na verdade, quanto mais cedo você começar, mais fácil será para ele se acostumar com o processo de escovação. Mas lembre-se de sempre fornecer uma experiência positiva para o cachorro, porque se ele tiver emoções negativas com a escovação, é provável que não vai aceitar mais o processo, podendo até ser agressivo.

Soluções aditivas e sprays 

Se o seu cachorro não deixa você escovar os dentes dele, existem outras opções que podem ajudar no combate ao tártaro e ao mau hálito. O spray antisséptico pode ser usado para borrifar diretamente nos dentes do cachorro e remover o tártaro aos poucos. Fique atento na reação do seu cachorro, pois alguns cães podem se assustar com o uso dos sprays na boca.

Uma opção prática e que funciona com praticamente todos os cães são as soluções aditivas. Trata-se de um aditivo que deve ser adicionado à água do cachorro. Você vai colocar uma pequena quantidade no pote de água e, por ser incolor e sem sabor, o cachorro vai ingerir enquanto se hidrata, limpando seus dentes e removendo o tártaro. Nós já testamos e os cachorros costumam nem perceber que adicionamos algo na água.

Essas opções são bem legais para você poder já começar a cuidar da saúde bucal do seu cachorro, mesmo ele não permitindo que você escove os seus dentes. Mas vale lembrar que a escovação é sempre a melhor opção e que vale a pena você investir na dessensibilização do seu cão enquanto utiliza esses métodos alternativos.

Mordedores, brinquedos e petiscos dentais

Os cães adoram roer, não é? Muita gente não sabe, mas o ato de roer ajuda na remoção de tártaro e na limpeza dos dentes. Então se você tem um cachorro que gosta de roer, aposte em mordedores naturais, como cascos e chifres, pois isso vai auxiliar nesse processo de limpeza. Não é um tratamento, mas é algo que pode te ajudar.

Outra forma de promover a limpeza nos dentes do seu cachorro sem ele perceber e de uma forma que ele vai amar, é oferecer petiscos dentais. Esse tipo de petisco tem a função de higienizar os dentes e a boca do seu cachorro, além de garantir aquele hálito mais fresco. Geralmente esses petiscos são mais firmes e precisam ser mordidos para que sejam comidos.

Alguns brinquedos também pode ser verdadeiros aliados nessa luta contra o tártaro. Existem algumas opções com ranhuras e texturas que ajudam na limpeza dos dentes enquanto o cachorro brinca de morder o brinquedo. Em alguns casos, é possível colocar um pouco de pasta de dente para cães nas aberturas dos brinquedos, para ter um resultado ainda melhor.

Mais alguns cuidados

Para manter os dentes do seu cachorro limpos é importante pensar também na alimentação dele. Se o seu cachorro come ração, ofereça sempre uma de boa qualidade e fique atento nos petiscos, prefira sempre os petiscos dentais ou petiscos mais saudáveis. Além disso, visite sempre um veterinário para acompanhar a saúde do seu cachorro.

Depois de conferir todas essas dicas, nós queremos saber quais coisas você vai aplicar no dia a dia com o seu cachorro. Escreva nos comentários o que você achou e deixe a sua experiência, pois nós queremos muito saber. Se quiser acompanhar o nosso cotidiano e ficar por dentro de mais dicas, siga-nos nas redes sociais. Esperamos você por lá!

Mais Lidas

Kethillin Motta
Mãe de duas lulus, adora compartilhar tudo que aprende no dia-a-dia com elas. 24 anos, também escreve no Entreter-se.

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui