Como preparar seu cachorro para os fogos de artifício?

Não é novidade que quem tem cachorro fica muito aflito com situações em que são comuns o uso de fogos de artifício. Além do ano novo, algumas datas especiais como feriados, finais de jogos de futebol muito esperadas e até mesmo outros tipos de comemorações são feitas com fogos. Para nós, humanos, é divertido, mas para os cachorros pode ser um verdadeiro pesadelo.

A verdade é que cada cachorro lida com o som dos fogos de artifício de um jeito. Alguns cachorros não se importam e lidam bem com a situação. Já na maior parte das vezes, os cachorros ficam estressados, nervosos e acabam chorando e latindo muito. Não temos como saber de qual maneira nosso cachorro vai reagir a essa situação, mas podemos nos preparar para que seja um momento menos desconfortável.

Por isso decidimos trazer algumas dicas de como você pode preparar o seu cachorro para situações com fogos de artifício. Dessa forma, o seu pet vai ter um momento menos desagradável e até mais confortável, evitando que ele sofra e fique ansioso. Ao longo do texto, deixamos alguns links para mais informações.

Prepare o ambiente

A primeira coisa que você precisa pensar é no ambiente em que seu cachorro vai estar no momento da queima de fogos. O ideal é que ele esteja em casa, ou seja, no lugar em que ele está acostumado a ficar e que considera como o lar dele. É importante lembrar que os cachorros se apegam à rotina e em momentos difíceis como esse, nada melhor do que estar em casa, onde ele sabe que está seguro.

No momento de muito estresse, medo e ansiedade, os cachorros podem agir de maneiras inesperadas. Isso inclui destruir coisas, escalar alturas nunca imaginadas, passar por buracos pequenos, entre várias outras coisas. Por isso, se certifique de que o ambiente em que ele estiver seja seguro, que não tenha brechas para fuga de casa e nem coisas perigosas que ele possa comer, destruir e até subir e se machucar.

Tente diminuir os efeitos do som e das luzes dos fogos. Se possível, vede as janelas e portas, para que o som da queima de fogos seja mais baixo para o seu cachorro. Utilize cortinas para inibir a iluminação dos fogos também. A ideia é que seu cachorro esteja isolado dos estímulos ruins, para que a reação dele seja menor.

Deixe seu cachorro à vontade e com um refúgio

O mais importante de tudo: deixe o seu cachorro confortável. Você pode estar nervoso pelo seu cachorro, mas nada de ficar abraçando ele ou forçando ele a ficar em determinado lugar. Na hora H, deixe seu cachorro ficar onde ele acha mais seguro e confortável (dentro do ambiente controlado). Alguns cachorros vão querer colo e ficar perto dos donos, enquanto outros vão preferir se isolar.

É muito comum os cães procurarem tocas para se esconderem. Você já notou que seu cachorro às vezes fica em cantinhos como embaixo de móveis, cadeiras, nos cantos e até dentro da caixa de transporte? Essas são boas opções para ele se esconder e se sentir seguro, desde que não ofereça riscos para ele. Na dúvida, tenha sempre uma caixa de transporte para ele se refugiar, pois podem funcionar como “casinhas” para eles.

Se o seu cachorro não for acostumado a ficar dentro da caixa de transporte, você pode fazer um treino de caixa para que ele passe a enxergar a caixa como um lugar seguro de descanso e abrigo. Experimente servir refeições ou dar brinquedos dentro da caixa de transporte, isso pode ajudar.

Treine seu cachorro para se acostumar com o som dos fogos

Tudo que falamos anteriormente vai ajudar você no momento da queima. Mas o melhor de tudo é sempre prevenirmos esse medo e ansiedade nos nossos cães com relação aos fogos de artifício. Para isso, você pode começar a treinar o seu cachorro para reagir melhor a esses estímulos, com um treino específico.

Baixe no seu celular um áudio ou vídeo de queima de fogos, o importante aqui é o som da queima. Ajuste o volume para bem baixinho e comece a fazer uma sessão de treino com seu cachorro. Peça comandos e ofereça um petisco de alto valor, ou seja, que o seu cachorro valorize muito. Faça os treinos ao som da queima de fogos no volume mínimo e vá aumentando o volume aos poucos, bem gradativamente.

É importante aumentar o volume apenas se você perceber que o cachorro está reagindo bem à atividade. Se ele se incomodar, abaixe novamente. Faça isso até conseguir treinar com o volume no máximo, sem que seu cachorro se incomode. Fazer esse treino diariamente por 10 a 15 minutos por dia vai ajudar seu cachorro a se acostumar com a queima de fogos e associar esse momento a algo bom.

Como o seu cachorro reage aos fogos?

Como dissemos anteriormente, cada cachorro vai reagir à queima de fogos de uma maneira diferente e não podemos prever como vai ser essa reação. Por isso, é sempre bom treinar seu cachorro e preparar tudo para que esse momento seja mais confortável e que ele possa se sentir bem. Dessa forma, o ano novo ou outra comemoração não vão atrapalhar a rotina do seu pet.

Já tentou colocar em prática nossas dicas? Depois que você tentar, nos conte aqui nos comentários como foi a sua experiência. E se tiver alguma dúvida, pode nos perguntar que iremos ajudar no que pudermos. Por fim, fica o convite para nos seguir em nossas redes sociais e acompanhar o dia-a-dia da Kiara e a Khaleesi. Te esperamos por lá!

Mais Lidas

Kethillin Motta
Mãe de duas lulus, adora compartilhar tudo que aprende no dia-a-dia com elas. 24 anos, também escreve no Entreter-se.

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui