Coisas que os cães odeiam e precisam ser evitadas

Cada vez aumenta mais o número de lares que possuem um ou mais cachorros. Com isso, cães e humanos têm convivido juntos cada vez mais. Os cães são há muito tempo conhecidos como os melhores amigos do ser humano, mas será que nós temos sido bons amigos para eles também?

Como em qualquer relacionamento, é importante saber o que o outro gosta e o que não gosta. Por mais que os cães não falem, eles estão sempre nos enviando sinais que indicam se eles gostam ou não de certos comportamentos nossos. E na nossa correria do dia-a-dia, muitas vezes não paramos para prestar atenção a esses sinais.

Foi pensando nisso que decidimos trazer algumas coisas que os cães não gostam nem um pouco e que podem ser bem desconfortáveis para eles. Por isso, essas coisas precisam ser evitadas, para que tenhamos uma convivência ainda melhor com nossos amigos de quatro patas.

Interações forçadas

Os cães amam interagir, mas sempre no tempo deles e da maneira deles. Não tente forçar interações com os seus cães e nem com cães desconhecidos. Eles precisam de um tempo para confiar em nós e forçarmos interações com eles, não só vai piorar como pode deixar o cão com medo de você e até agressivo.

Evitem abraçar e beijar os cães em excesso, pois muitos cachorros não gostam nada disso. Para nós, pode ser uma boa demonstração de amor e carinho, mas para eles é apenas uma invasão de espaço e pode ter um efeito contrário, fazendo o cão querer se afastar de você ao invés de se aproximar.

São vários os casos de pessoas que foram mordidas por cachorros quando tentavam abraçar, apertar ou beijar. Para evitar situações como essa, precisamos tentar entender os sinais que os cães nos dão de que estão desconfortáveis, como posição de patas, língua, orelhas, rabo e até piloereção (quando os pelos ficam arrepiados).

Sons e cheiros muito fortes

Nós sabemos que o olfato dos cães é muito mais apurado do que o dos humanos, o que faz com que os cheiros sejam percebidos de forma bem diferente por eles. Cheiros muito fortes, mesmo que distantes, podem incomodar os peludos, como perfumes muito fortes, produtos de limpeza e etc. Se atente se o uso desses produtos não está incomodando demais o cachorro e se sim, diminua o uso ou troque por outra opção mais suave.

A audição dos cães também é superior a dos humanos, já que eles escutam sons que nós nem percebemos que estão ali. Por isso, situações de muito barulho como a queima de fogos de artifício, por exemplo, pode ser muito estressante, causando medo e ansiedade no cachorro. Se você sabe que terá uma queima de fogos na sua cidade, prepare seu cachorro para passar por esse momento mais tranquilo.

Mas isso não quer dizer que cães não apreciem bons sons, como músicas, por exemplo. Existem playlists na internet de músicas mais calmas e compatíveis com a audição dos cães. Você pode utilizar músicas como essas para acalmar o seu cachorro em momentos estressantes e fazê-lo se sentir mais seguro.

Tédio e Falta de Atividades

Um mal que assola a maioria dos cachorros hoje em dia é o tédio. Com seus tutores trabalhando horas e horas e eles sozinhos em casa, ficar sem ter o que fazer acaba sendo algo cotidiano. Mas para o cachorro isso é muito ruim, porque o tédio, além de ser frustrante, pode desencadear uma série de maus comportamentos, como destruição, xixi fora do lugar, etc.

O ideal seria passear com o seu cachorro todos os dias, para que ele cheire e conheça novidades, gaste energia física e mental e não fique entediado. O passeio vai muito além de apenas caminhar, pois para o cachorro é uma montanha russa de descobertas que muda completamente o dia dele para melhor.

Se na sua rotina for impossível passear com o cachorro todos os dias, faça atividades de enriquecimento ambiental em casa. Ofereça brinquedos recheados, mordedores, brinquedos interativos, entre outras atividades que vai exigir raciocínio e fazer seu cachorro gastar energia. Vai ser bom pra ele e bom pra você também, acredite!

Você conhece bem o seu cachorro?

É sempre importante conhecermos o nosso cachorro, pois eles são bem diferentes. Uma coisa que um cachorro gosta, o outro pode não gostar. Por isso, sempre tente entender seu cachorro, dessa forma, o seu relacionamento com ele vai ser ainda melhor, em uma relação de confiança e troca mútua.

Você já colocou em prática alguma das dicas que falamos nesse post? Se sim, deixe nos comentários como foi a sua experiência. Se lembrar de mais coisas que os cachorros não gostam, comenta aqui também. E se quiser acompanhar o dia-a-dia da Kiara e da Khaleesi, nos siga nas redes sociais. Te esperamos por lá!

Mais Lidas

Kethillin Motta
Mãe de duas lulus, adora compartilhar tudo que aprende no dia-a-dia com elas. 24 anos, também escreve no Entreter-se.

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui